segunda-feira, 8 de junho de 2009

Burótica


Boas pessoal! Hoje venho-vos falar/fazer uma pequena alusão áquilo que é a burótica. Antes de mais, não se esqueçam de, no fim, comentarem.

A origem da palavra burótica provêm da palavra francesa "bureau", que significa escritório. A burótica estuda todos os componentes de um escritório electrónico.

Burótica é o conjunto de meios aplicados às actividades de escritório que tratam virtualmente, informações escritas, visuais ou sonoras. Trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos, correctamente articulados, em escritórios de instituições ou empresas. Actua no tratamento da informação com que essas instituições necessitam de trabalhar. Deste modo, podem necessitar de montar redes de computadores, instalar e articular o software necessário para a manipulação da informação em questão, utilizar modems, faxes ou modem-faxes para trocar informação com o exterior. É este o grande objectivo da burótica.

Uma vez que a organização de uma empresa nos dias de hoje depende cada vez mais da comunicação, a burótica não pode significar uma simples tomada de notas manuscritas mas sim, a compreensão das seguintes actividades:

- Troca de informações;
- Gestão de documentos administrativos;
- Manipulação de dados numéricos;
- Planificação e gestão de agenda.

É tudo e, apesar do post estar um pouco reduzido, espero que tenham adquirido algumas informações acerca do que é a burótica.

Até ao próximo post!

Sem comentários: